Mais vistos

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Suécia e Noruega

Gente, com a aproximação do frio aqui no Brasil, resolvi contar pra vcs da minha viagem a Suécia e Noruega no inverno de 2012.
Passamos o período entre Natal e Ano Novo nesses dois países Escandinavos.
E lá vem o Wikipédia pra me ajudar a contar um pouco sobre esses dois países lindos.

Mapa dos países Escandinavos

Suécia

Suécia, é um país nórdico, localizado na península Escandinava na Europa Setentrional. A Suécia divide fronteiras terrestres com a Noruega, a oeste, e com a Finlândia, a nordeste, além de estar ligada à Dinamarca através da Ponte do Øresund, no sul.
Com 450 295 km², a Suécia é o terceiro maior país da União Europeia em termos de área e possui uma população total de cerca de 9,2 milhões de habitantes.Cerca de 85% da população vive em áreas urbanas. A capital e maior cidade da Suécia é Estocolmo (com uma população de 1,3 milhões na área urbana e de 2 milhões na área metropolitana), centro do poder político e econômico do país. A Suécia é membro fundador da ONU, da União Europeia desde 1 de janeiro de 1995, e da OCDE.
 O país ainda é considerado um dos mais socialmente justos da atualidade, apresentando um dos mais baixos níveis de desigualdade de renda do mundo4 . Isso se reflete no fato da Suécia estar, desde que a ONU começou a calcular o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de seus membros na década de 1980, entre os mais bem colocados países do mundo de acordo com o indicador.
Chegamos lá no dia 21 de dezembro, ficamos 3 dias em Estocolmo, e depois fomos pra Oslo na Noruega.
Nunca estive num lugar tão frio quanto esse. Fazia -12º com sensação de -20º.
Eu aguentava ficar andando na rua no máximo 40 minutos sem entrar em algum lugar quente pra me aquecer. Depois disso, já me dava desespero porque os dedos dos pés pareciam que estavam congelando.
Pra tirar foto então, era um sufoco. Tinha que tirar o cachecol do rosto (porque ficava enrolado pra proteger o nariz), tirar a luva pra clicar na tela no iphone (eu comprei luva de touchscreen mas na maioria das vezes ela não funcionou), enfim, coisas do frio.

Adoro essa foto pq dá pra ver os flocos de neve caindo
Pegamos aquela ônibus de turismo Hop On Hop Off (que você desce nos pontos indicados, e depois pega o próximo nos pontos indicados novamente) e conhecemos a cidade dentro dele. Descemos em alguns pontos turísticos que vou contar pra vocês agora.


Museu dos Vikings ou Vasamuseet


Os vikings ou piratas nórdicos, eram guerreiros, exploradores que no seculo VIII saíram da Russia e Constantinopla, e invadiram e colonizaram A Escandinávia, uma parte do Reino Unido e da Irlanda.
Eles usavam os famosos "navio dragão" para essas viagens.

Fachada do Museu

No Vasa museu, você vai conhecer um pouco mais da história deles, e poder ver objetos e até carcaças de navios usados nessa época.

Um dos navios do sec. XVII dentro do Museu
Dentro do Museu, tem vários andares, para que você possa ver os navios de outros ângulos. Vale a pena a visita.


Ericsson Globe

É um ginásio de esportes em formato de globo, onde acontecem vários shows e eventos. Lá você pode entrar e conhecer e também pode subir até o topo do globo dentro de uma cápsula de vidro para ver a vista da cidade de lá do alto.


Eu, dentro da capsula de vidro do Ericsson Globe

Palácio Real

Fica no bairro de Gamla Stan, onde começou a formação da cidade de Estocolmo, e onde tem também vários bares e cafés.
O palácio real é o lugar em que vivem o rei e rainha (sim, a Suécia é monarquia até hoje). A rainha da Suécia, se chama Silvia e é filha de pai alemão e mãe brasileira.


Palácio real

Olha como estava nevando muito. Eu em frente ao Palácio Real

Dentro da estação central

Em algum lugar de Estocolmo

No Porto de Estocolmo com o mar Báltico ao fundo

Noruega

A Noruega é um país nórdico que faz parte da Europa setentrional, assim como a Suécia. A parte continental do país divide fronteira a leste com a Suécia e ao norte com a Finlândia e a Rússia.
A Noruega mantém o modelo social escandinavo, baseado na saúde universal, no ensino superior subsidiado e em um regime abrangente de previdência social. A Noruega foi classificada como o melhor país do mundo em desenvolvimento humano em todos os relatórios desde 2001 (com dados referentes entre 1999 e 2010)8 Em 2009,9 o país foi novamente classificado pela ONU como o melhor país do mundo para se viver.10 11 A Noruega também foi avaliada como o país mais pacífico do mundo em uma pesquisa realizada em 2007 pelo Índice Global da Paz. Fonte: Wikipédia

Oslo Winter Park

Estação de ski Frognerseteren

É um parque de inverno bem perto da cidade e a gente consegue chegar lá de metrô.
Tem uma estação de ski dentro do parque e você chega de metrô até ela e por esse motivo, vimos várias crianças sozinhas (de 7 a 10 anos) pegando o metro na estação mais baixa da montanha, com os esquies na mão, e indo até a estação mais alta da montanha pra novamente descer de esqui e subir novamente de metrô. Muito legal e prático isso.

Saída do metrô


Crianças brincando com trenó na neve

Nobel Peace Center

É um museu dedicado as histórias das pessoas que ganharam o prêmio Nobel da paz. Super legal. E junto com ele tem o Museu de Munch, pintor da obra famosa chamada O Grito.
Munchmuseet ou Museu Munch é um museu de arte situado em Oslo, onde estão obras de Edvard Munch, deixadas em testamento à comuna de Oslo em 1940. O museu abriu as portas ao público em 1963, cem anos após o nascimento do pintor mundialmente famoso.


Museu Nobel da Paz

Obra mais famosa do Museu: O Grito

Vigeland Park

É um paque que contem 212 esculturas do artista plástico Gustav Vigiland.
O parque por si só já é bonito. Com as esculturas fica bonito ainda.



Vista da parte de cima do parque

Entrada do parque

Uma das esculturas de Gustav Vigeland

Várias esculturas de Gustav dentro do parque

Pista de patinação no centro de Oslo

O hotel mais antigo da Noruega


Pessoal, apesar do frio que vocês estão vendo nas fotos, eu adorei conhecer um pouquinho da Suécia e da Noruega e espero voltar no verão pra conhecer melhor.

Nenhum comentário :

Postar um comentário